Um iceberg gigante pode se desprender da plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, a qualquer momento, conforme apontam relatórios divulgados recentemente pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Monitorando a plataforma desde 2019, utilizando as imagens capturadas pela missão Copernicus Sentinel-1, a ESA deu o primeiro alerta no início de janeiro, informando sobre a possibilidade de um iceberg do tamanho da cidade de Londres se soltar, o que acabou não acontecendo, ainda. De acordo com a agência, os dados do último dia 12 de fevereiro indicam um desprendimento “iminente”.

A ESA afirmou ter detectado uma nova fenda, ainda não nomeada, no fim de 2019, que vem sendo monitorada desde então. Ela surgiu ao norte da “Halloween Crack”, detectada em outubro de 2016, e fica um pouco mais distante da “Chasm 1”, uma fenda gigantesca de mais de 25 anos.

Localizada em uma área denominada “McDonald Ice Rumples”, a nova rachadura na plataforma de gelo de Brunt cresceu cerca de 2 km pouco tempo depois de ter sido descoberta, mas, nas últimas semanas, ela vem aumentando de tamanho rapidamente, o que chamou a atenção dos glaciologistas.




fonte: onjornal