Para a Disney, a versão de Mickey apresentada em “Steamboat Willie” não é a mesma que existe hoje

Quase um século depois de sua estreia, as animações da Disney “Steamboat Willie” e “Plane Crazy” entraram em domínio público nos Estados Unidos, fazendo com que seus direitos autorais expirem e abrindo caminho para possível remakes e adaptações feitos por qualquer empresa ou pessoa física. Dentro disso, como ficam então os direitos de Mickey Mouse e Minnie, protagonistas que estrearam em um dos curtas?

Para a Disney, a versão do rato mais famoso das animações apresentada em “Steamboat Willie” não é a mesma que existe hoje em outros produtos criados pela empresa. De formato mais esguio e uma personalidade diferente da atual, essa diferenciação é utilizada pela empresa para não relacionar este Mickey com sua versão mais contemporânea. Sendo assim, um uso de elementos mais “atuais” como a sua roupa e luvas, até mesmo o comportamento mais amigável, serão combatidos judicialmente pela empresa de entretenimento.

Vale lembrar que outro adendo importante é sobre a marca comercial Mickey, que faz com que seja proibido a fabricação de um produto relacionado ao personagem e que induza o consumidor ao erro. Não é permitido, por exemplo, a fabricação de camisetas, bonés ou canecas que façam o comprador acreditar que aquilo esteja autorizado pela Disney ou seja da própria empresa. 

Dessa maneira, mesmo que o Mickey de Stramboat Willie seja parte do domínio público, entraves jurídicos serão utilizados pela Disney para deter ou disseminar qualquer obra ou produto fabricado com este personagem sem a sua autorização.



fonte: Aratuon