
Imagem: Ricardo Stuckert
Uma rádio baiana que pertence a um sócio de Sidônio Palmeira, atual ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo Lula (PT), tem espaço privilegiado na agenda do presidente. Só no atual mandato, Lula já deu três entrevistas à emissora.
O que aconteceu
A Rádio Metrópole FM, de Salvador, é uma das campeãs de entrevistas com Lula. Segundo levantou o UOL, os únicos veículos de comunicação que já tiveram três encontros com o presidente no atual governo são essa emissora e a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. A Rádio CBN também já fez três entrevistas, mas duas delas foram por meio de afiliadas regionais.
A emissora pertence a um sócio de Sidônio. O publicitário Chico Kertész, dono da rádio, também dirige a agência de publicidade Nordx, ao lado do ministro e de mais dois sócios. A empresa coordenou a comunicação da campanha do petista em 2022 e ganhou quase R$ 38 milhões para produzir programas do horário eleitoral gratuito e peças para rádio, TV e internet.
Apresentador é próximo de Lula há mais de 30 anos. O radialista Mário Kertész é quem faz as entrevistas com Lula. Pai de Chico, Kertész afirmou ao UOL que já entrevistou o petista pelo menos 20 vezes desde o início da década de 1990, quando interrompeu a carreira política e comprou a emissora. Antes, ele foi prefeito de Salvador por duas vezes e secretário do ex-governador Antônio Carlos Magalhães (morto em 2007), com quem rompeu posteriormente.
Entrevistas têm tom elogioso e sem críticas. Nos encontros exclusivos com Lula, em janeiro e outubro de 2024, Kertész exaltou medidas do governo e atributos pessoais, como a "vitalidade" do presidente. Em ambas as ocasiões, ele disse em emissora.
Relação de 30 anos
Relação começou na época Lula x Collor. Kertész conta que fez uma cobertura favorável ao petista nas eleições presidenciais de 1989, contra Fernando Collor, e que anos depois foi apresentado a ele por Nelson Pelegrino, ex-deputado e um dos fundadores do PT.
O radialista afirma ter furado, à época, um bloqueio contra o PT na imprensa baiana. Nos anos 1990, segundo ele, o ex-governador ACM e seus sucessores não davam espaço a Lula e a outros nomes do partido, como o hoje senador Jaques Wagner (PT-BA), e nessa época a relação entre eles começou a se estreitar.
Kertész conta que trabalhou, de forma voluntária, na produção de rádio para a campanha presidencial de Lula.
Rádio pró-Bolsonaro no interior paulista
Ex-presidente Jair Bolsonaro também tem relação estreita com rádio. Assim como a Metrópole simpatiza com Lula, a rádio Auriverde Brasil, de Bauru, no interior de São Paulo, não esconde seu alinhamento com Bolsonaro. A rádio fez dez entrevistas com Bolsonaro no ano passado, num período de 3 meses. Foram nove apenas no período das eleições de 2024, incluindo quatro lives na mesma semana.
Ex-comentaristas da Jovem Pan migraram para a Auriverde. Após ter sido desligada da rede, em outubro de 2023, a emissora de Bauru contratou Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia e Cristina Graeml (PMB), que deixou o posto no final de junho para se candidatar.
fonte: Uol
0 Comentários
Fique a vontade para postar mensagens, mas faça com responsabilidade.